
O desenvolvimento de uma criança depende da educação que têm em casa, dos critérios de educação em que os pais acreditam, das suas características, da sua personalidade. Pois a arte de educar é um processo em que os pais vão evoluindo a par do desenvolvimento dos seus filhos. É importante que os pais encarem esta arte com humildade e que dêem o melhor de si. O desenvolvimento social e efectivo de uma criança é condicionado fortemente pelo tipo de educação que recebe, ou seja, tendo em conta o estilo educativo adoptado.
Existem três tipos de pais: os autoritários, os permissivos e os democráticos/participativos. Os pais autoritários apresentam muitas regras e limites, mas são pouco ou nada afectivos, dão pouco apoio emocional e são controladores. Os permissivos fazem poucas ou nenhumas exigências aos filhos, dão grande apoio. Estão sempre dispostos a ouvir e raramente impõem regras e limites. Os pais democráticos são pais competentes e calorosos. São exigentes, mas também afectuosos, dão e recebem.
O estilo mais aconselhado é o último, pois é importante que as crianças sintam que os pais as amam, mesmo quando estabelecem limites.
Sem comentários:
Enviar um comentário