sexta-feira, 29 de abril de 2011

Sexualidade na Adolescência

No próximo dia 10 de Maio pelas 18 horas, irá realizar-se uma sessão alargada da “Escola de Pais”, com o tema "Sexualidade na Adolescência", no auditório (sala dos grandes grupos) do Agrupamento de Escolas de Tarouca.


O encontro irá contar com a presença de médicos, enfermeiros e psicólogos para ajudar a dinamizar o debate.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Monitorização de Informação e Controlo Parental

Está a decorrer nas instalações da Associação dos Produtores Agrícolas do Vale do Varosa de Tarouca um curso intitulado "Monitorização de Informação e Controlo Parental".

Este curso terá como objectivos, desenvolver junto dos pais, noções básicas sobre as tecnologias de informação e da comunicação; informar sobre medidas de segurança e controlo de conteúdos desadequados para menores; Lidar com situações de conflito familiar resultantes da incorrecta utilização das novas tecnologias.

Duração do curso:
O curso terá a duração de 8 horas, em contexto de sala de aula. Será constituído por quatro módulos e realizado em quatro dias.

Destinatários da formação:
Este curso é dirigido a pessoas que pretendam:
• Iniciar ou reforçar os seus conhecimentos em TIC.
• Adquirir informação sobre o conceito de internet e comunicação em rede.
• Promover competências de controlo de informação e conteúdo.
• Desenvolver novas formas de actuação, face à problemática filho/internet.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Receitas Rápidas e Saudáveis

Um dos objectivos da acção “Escola de Pais”, do projecto TETRIS, é promover relações saudáveis no seio familiar. Por outro lado, com o estilo de vida agitado que se leva diariamente descuidamo-nos um pouco na nossa alimentação e na daqueles que dependem de nós. Se é importante cuidarmos da nossa alimentação, visto ter um impacto directo na nossa saúde e bem-estar pessoal, também não é menos importante o conceito de que “rápidas” leva a que os pais disponham de mais tempo de qualidade com os seus filhos.
Constatamos então a necessidade de realizar uma sessão subordinado ao tema “Receitas Rápidas e Saudáveis”, com dicas e sugestões que esperamos que possam ser úteis e que ajudem a alterar hábitos menos saudáveis.

Alimentação Saudável é uma forma equilibrada de bem comer, desenvolvendo Hábitos Alimentares onde os adultos mantenham o peso ideal e as crianças se desenvolvam bem fisicamente e intelectualmente.

Uma Alimentação Saudável deve ser:
Completa
Equilibrada
Variada

Alimentação Saudável evita:
Obesidade
Hipertensão
Aterosclerose hipercolesterolémia
Diabetes
Cancro
Osteoporose, etc...

Recomendações:
Tome sempre o pequeno-almoço;
Evite estar mais de 3 horas e meia sem comer;
Diminua o consumo de sal;
Evite ingerir açúcar e produtos açucarados;
Aumente o seu consumo de hortaliças e legumes;
Aumente o seu consumo de fruta;
Consuma de preferência peixe e carnes magras;
Beba água simples em abundância ao longo do dia;
Não utilize gorduras que foram sobreaquecidas ou óleos queimados;
Privilegie sempre o consumo do azeite em relação às outras gorduras;
Mantenha o seu peso ideal.

A Importância da Família no Sucesso Escolar

“Como mães e pais, desejamos ardentemente que os nossos filhos sejam bem sucedidos, e se a escola é actualmente parte tão central das suas vidas, então ansiamos que tenham sucesso escolar”
Dr. Eduardo Monteiro; in: Marujo, H. et all. (1998)


Tanto a família, quanto a escola desejam a mesma coisa, preparar as crianças para o mundo. Existem benefícios para os alunos/crianças quando os pais se interessam pela escolaridade dos seus filhos, eles têm uma maior motivação e como tal desenvolvem atitudes positivas relativas à aprendizagem, dando origem ao sucesso escolar e pessoal.
Pais que valorizam e ajudam a desenvolver competências dos filhos proporciona um ambiente familiar saudável e as crianças expressam-se de forma criativa e demonstram vontade de fazer cada vez melhor e aprender novos saberes.

As atitudes dos pais influenciam os filhos
O amparo, a presença, o carinho e o amor dos pais é a chave para a criação de adultos calmos, seguros e capazes de encarar desafios.
Impedir os filhos de se tornarem adultos tristes, frustrados e da responsabilidade dos pais. Conversar e ter um bocadinho de tempo para os filhos é importante. São os exemplos dos pais, que os filhos procuram imitar.

Estratégias promotoras do sucesso escolar:
Estabeleça uma relação positiva com a escola e com os professores;
Converse com a criança/jovem sobre a escola;
Quando a criança sair da escola pergunte-lhe como correu o dia;
Crie condições propícias à concentração da criança durante os trabalhos de casa;
Mostre interesse e agrado pelas tarefas que executa;
Dê à criança bom ambiente e um estilo de vida que a motive para aprender;
Continue ao lado da criança mesmo quando ela falhar.

Por que brincar é importante para as crianças?
Estimula a curiosidade, a vontade de aprender e a capacidade de interagir com outras crianças. Proporcionam tranquilidade e exercem influência na forma como as crianças/jovens vêm o mundo.

Dificuldades de Aprendizagem

O termo Dificuldades de Aprendizagem refere-se a um grupo de perturbações que se manifestam em dificuldades significativas na compreensão auditiva, na fala, na leitura, na escrita, no raciocínio e na habilidade matemática. Geralmente, estas perturbações devem ser disfunções do Sistema Nervoso Central.


Dislexia:
Dificuldade de aprendizagem da leitura, da escrita e da soletração. O seu problema reside quando têm de transformar letras ou palavras num código verbal.

Sinais indicadores: Leitura feita de forma lenta, sem ritmo, com leitura parcial de palavras, perda da linha que está a ser lida, confusão quanto à ordem das letras, inversões de letras ou palavras.

Disortografia:
Conjunto de erros da escrita, feitos de forma sistemática, que afectam a palavra mas não o seu traçado ou grafia, que podem provocar a total ininteligibilidade dos escritos.

Sinais indicadores: Substituição de letras semelhantes; uniões e separações; omissão - adição de “h”; escrita de “n” em vez de “m” antes de “p” ou “b”; substituição de “r” por “rr”.

Disgrafia:
Disfuncionalidade da escrita: irregularidade no tamanho, forma, inclinação, traçado, espaçamento e ligações entre letras.

Sinais indicadores: Postura gráfica incorrecta e forma incorrecta de segurar o lápis ou caneta; ritmo de escrita muito lento ou excessivamente rápido; letra excessivamente grande, com inclinação; traços exageradamente grossos ou demasiadamente suaves.

Discalculia:
Dificuldades na simbolização dos números e na habilidade de calcular.
Incapacidade de reconhecer um número, dificuldade para efectuar operações aritméticas…

Sinais indicadores: Dificuldade na Identificação de números (visual e auditiva), em contar e nos cálculos, em resolver problemas orais, na compreensão de quantidade, na compreensão do valor das moedas, para aprender a dizer a hora.