O termo Dificuldades de Aprendizagem refere-se a um grupo de perturbações que se manifestam em dificuldades significativas na compreensão auditiva, na fala, na leitura, na escrita, no raciocínio e na habilidade matemática. Geralmente, estas perturbações devem ser disfunções do Sistema Nervoso Central.
Dislexia:
Dificuldade de aprendizagem da leitura, da escrita e da soletração. O seu problema reside quando têm de transformar letras ou palavras num código verbal.
Sinais indicadores: Leitura feita de forma lenta, sem ritmo, com leitura parcial de palavras, perda da linha que está a ser lida, confusão quanto à ordem das letras, inversões de letras ou palavras.
Disortografia:
Conjunto de erros da escrita, feitos de forma sistemática, que afectam a palavra mas não o seu traçado ou grafia, que podem provocar a total ininteligibilidade dos escritos.
Sinais indicadores: Substituição de letras semelhantes; uniões e separações; omissão - adição de “h”; escrita de “n” em vez de “m” antes de “p” ou “b”; substituição de “r” por “rr”.
Disgrafia:
Disfuncionalidade da escrita: irregularidade no tamanho, forma, inclinação, traçado, espaçamento e ligações entre letras.
Sinais indicadores: Postura gráfica incorrecta e forma incorrecta de segurar o lápis ou caneta; ritmo de escrita muito lento ou excessivamente rápido; letra excessivamente grande, com inclinação; traços exageradamente grossos ou demasiadamente suaves.
Discalculia:
Dificuldades na simbolização dos números e na habilidade de calcular.
Incapacidade de reconhecer um número, dificuldade para efectuar operações aritméticas…
Sinais indicadores: Dificuldade na Identificação de números (visual e auditiva), em contar e nos cálculos, em resolver problemas orais, na compreensão de quantidade, na compreensão do valor das moedas, para aprender a dizer a hora.