segunda-feira, 19 de abril de 2010

Será que o meu filho come bem?

Todos os pais e mães desejam que os seus filhos cresçam fortes, saudáveis e sem doenças. E o segredo para isso é a prática de uma alimentação saudável. Mas, não nos podemos esquecer que uma alimentação saudável não significa comer muito, mas sim moderadamente e seguir algumas regras básicas, tais como: fazer 5 a 6 refeições diariamente (pequeno almoço, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia); tomar sempre o pequeno-almoço, pois é a refeição mais importante do dia; incluir nas refeições alimentos de todos os sectores da roda dos alimentos; variar o mais possível de alimentos; não passar mais de três horas e meia sem comer; evitar o sal, o açúcar, fritos e bebidas refrigerantes; e comer calmamente, mastigar bem os alimentos.
Os bons hábitos alimentares devem ser incutidos desde a infância através dos bons exemplos dos pais, pois os pais são o espelho dos filhos.
É importante também referir que aliada a uma boa alimentação está a importância da prática do exercício físico, que este nunca pode ser esquecido, pois a actividade física é fundamental para que a criança possa aproveitar os nutrientes de forma adequada.


Exemplo de uma ementa saudável:


Pequeno – Almoço - Pão Escuro ou cereais + Leite ou iogurte + 1 peça de fruta

Meio da Manhã - 1 iogurte ou Leite ou fruta + Pão

Almoço - Sopa rica em hortaliças e legumes + pequena porção de peixe ou carne + arroz ou massa ou batatas + verduras + Sobremesa = Fruta

Lanche - 1 iogurte ou Leite ou fruta + Pão

Jantar - Sopa rica em hortaliças e legumes + pequena porção de peixe ou carne + arroz ou massa ou batatas + verduras + Sobremesa = Fruta

Ceia – Leite ou Chá ou iogurte + 2 bolachas

Beber Muita Água Diariamente = 1,5 L


Sem comentários:

Enviar um comentário